23 de novembro de 2011

REUTILIZAÇÃO

Consiste em transformar um material já beneficiado em outro, sem poder voltar ao seu estado original.

Como exemplo, temos o vidro, que mesmo “derretido”, não poderá ser feito outro com as mesmas características anteriores, pois na primeira vez que foi criado partiu da mistura formulada a partir da areia.




RECICLAGEM


É o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria prima para um novo produto. Entre eles destacamos: papel, vidro, metal e o plástico. Porém, o termo reciclagem deve ser usado somente para os materiais que devem voltar ao estado original e ser transformado em um produto completamente igual. 
Como exemplo, temos a lata de alumínio, que pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata com as mesmas características.

MEIO AMBIENTE



Envolve o conjunto de coisas vivas e não vivas que existem na terra e que interfere nos ecossistemas e a vida dos seres humanos.

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma “O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”.

LIXO


São resíduos sólidos considerados sem utilidade, sem importância e perigosos, produzidos pelos homens e que são eliminados. Entretanto, o conceito de “lixo’ não deveria existir, considerando que em processos naturais não há lixo, pois ele pode ser reciclado, desde que os materiais sejam tratados de maneira correta”.

22 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental busca desenvolver a consciência do indivíduo relacionada ao meio ambiente, tendo em vista que é parte integrante desse processo. Embora os avanços tecnológicos ocorram de forma acelerada, o homem não pode esquecer que sempre será dependente da natureza. 


Nesse sentido a educação ambiental considera os valores e conceitos, tendo como foco o desenvolvimento das habilidades e transformando o meio; portanto, está atrelada à tomada de decisões que conduzirão a melhor qualidade de vida.

REFLETINDO ECOLOGICAMENTE

Eco lógico

Se aos pássaros perguntares.
Quem polui os nossos ares
onde os pulmões se consomem,
o eco, lógico, responde:
... Homem... Homem... Homem...

E o húmus de nosso chão,
que resta pro nosso pão
logo após uma queimada?
O eco, lógico, responde:
... Quase nada... Quase nada...

O que era o Saara?
A Amazônia o que será?
Um futuro muito incerto?
O eco, lógico, responde:
... Só deserto... só deserto...

O que resta desmatando,
o que sobra devastando
ao homem depredador?
O eco, lógico, responde:
... Só a dor... a dor... a dor...

Que precisa a natureza
pra manter sua beleza
e amainar a sua dor?
O eco, lógico, responde:
... Mais amor... Amor... Amor...Autor Desconhecido.

7 de novembro de 2011

"Do lixo à educação Ambiental"

Apresentando-se como um dos principais problemas ambientais do mundo contemporâneo, o lixo, cujo destino quase sempre é retratado nos grandes centros urbanos em “montanhas de lixo”, representando um sério risco à saúde da população e, consequentemente, a insustentabilidade do nosso planeta.
E, considerando a educação como instrumento de formação do indivíduo em cidadão responsável, consciente de seus atos, é que buscamos desenvolver nosso projeto elegendo o tema “Do lixo a educação ambiental”, entendendo-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (lei 9.795,de 27 de abril de 1999, Capítulo I.Art.1º).
Esperamos com o Projeto que  nossos alunos se sintam, em qualquer ato, responsáveis e sensibilizados em relação a natureza, onde o respeito ao meio ambiente se torne uma constante, utilizando-se do aprendizado para a prática da educação ambiental que proporcionará mudança de hábitos.

30 de outubro de 2011

Foi pensando no papel fundamental da Escola e da comunidade na preservação e conservação   do Meio Ambiente  em geral que nosso grupo pensou no tema: “Do Lixo à Educação Ambiental”, pois, essa temática é atual e de extrema importância para a sobrevivência do planeta e de todos os seres humanos. Pois, como diz Miriam Duailibi “ As demais espécies produzem resíduos. Mas, na natureza, os resíduos de uma espécie servem de alimento para outras. Nós somos a única espécie que produz lixo. Produzimos coisas que não servem para nada.” Dessa forma, precisamos adquir CONSCIÊNCIA do que estamos fazendo em casa, na escola e na rua com o lixo que produzimos, o que estamos fazendo com ele? Que destino estamos dando? O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida de todos nós?